OBRAS EM CURSO

Casas do Monte das Alosas | CONSTRUÇÃO

Projecto: Residencial
Localização: S.Tomé de Covelas – Baião
Cliente: Quinta de Covela, S.A.



Numa primeira fase são apenas 3 moradias e têm a particularidade de oferecerem panorâmicas deslumbrantes sobre o vale do Douro. Caracterizam-se por um estética apelativa e inquestionável da responsabilidade do Arq.º José Paulo dos Santos, e proporcionam uma privacidade e conforto invulgares. Inseridas na propriedade da Quinta de Covela, conhecida pela produção da excelência dos seus vinhos e promotora do projecto, as Casas do Monte das Alosas representam um investimento de vários milhões de euros e o seu preço de comercialização ronda 1,5 milhões de euros.

As Casas do Monte das Alosas situam-se numa das mais deslumbrantes zonas do Vale do Douro, na margem direita do rio, a cerca de 250 metros de altitude, com uma panorâmica sobre a região que se estende por dezenas de quilómetros. Inserida no limite nascente do Concelho de Baião, cada propriedade tem em frente Resende, Caldas de Aregos e a sua marina, e possui muito boa acessibilidade por estrada às cidades que lhe estão mais próximas: Resende, Mesão Frio, Baião, Régua, Amarante, Lamego e Pinhão.
As casas estão construídas no cabeço de um monte sobranceiro ao Rio Douro, perfeitamente «encastradas» e integradas na encosta com total privacidade dentro dos seus lotes individuais de 5000 a 6500 metros quadrados.
Na opinião de João Nuno Magalhães, responsável da CB Richard Ellis | Predibisa no Porto, «tratam-se de três moradias únicas pela beleza da sua arquitectura, qualidade construtiva e localização privilegiada. Com a vantagem ainda de os seus futuros residentes estarem a apenas uma hora da cidade do Porto por auto-estrada e via rápida e a poucos minutos de Vila Real. A exclusividade do Douro e dos seus vinhedos e passeios, a futura construção de uma marina, muito próxima, na margem direita do rio, no próprio concelho de Baião, e o campo de golfe de 18 buracos que irá nascer próximo do Pinhão são outros fortes atractivos para quem deseja aqui residir ou possuir uma segunda habitação» - refere aquele responsável.
A exemplo dos vinhedos, também as casas são em «socalcos»: o piso superior composto pela sala de estar com lareira, grande cozinha completamente equipada, espaços de arrumos, lavabo, enorme varanda de 16 metros de largura com deck. Aqui, a preponderância vai para o vidro que potencia a incomparável panorâmica., quer da sala e cozinha, quer do assombroso pátio exterior com 115 m2, pavimentado em calçada "à Portuguesa" e "encaixado " entre uma parede cortada na rocha e a parede de vidro da sala. O piso inferior, ao nível do jardim e da piscina, dispõe de zona de leitura e TV, corredor de acesso aos 3 quartos, todos com wc e suite, dispondo de amplos espaços de arrumo. A piscina panorâmica de 5 x 12 metros, em "calha finlandesa", tratamento de água "por sal", insere-se de forma harmoniosa na zona de jardim. Toda a envolvente da piscina e acessos ao pátio exterior, aos quartos e garagem é feito em calçada «à Portuguesa». O aquecimento das casas é realizado centralmente, através de painéis solares e caldeira. Todos os wc têm pavimento radiante. O abastecimento de água é assegurado a partir de uma nascente natural existente no Centro da Quinta da Covela e com pureza garantida, dado a quinta estar certificada em agricultura biológica.
As Casas do Monte das Alosas apresentam uma área total de 378 m2 - sendo 154 m2 em cada piso e 70 m2 de garagem com estúdio e wc - além de 115 m2 no pátio externo.
A modulação dos jardins e áreas circundantes às casas permitem que o acesso se possa fazer com grande naturalidade pelo exterior aos diversos pisos.

FONTE: CB Richard Ellis | Predibisa